
A sigla ESG que significa os termos em inglês Environment, Social e Governance refere-se às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Corresponde a um termo originado em 2004, sobre a integração de valores ambientais, sociais e de governança ao mercado de capitais (Fonte: https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg – último acesso em 13/04/2021).
Aplicar os critérios ESG é uma realidade crescente nas empresas brasileiras e o time da IOUPIE vê com orgulho que tais critérios estão presentes desde a ideação. A criação da startup sempre foi focada na sustentabilidade, nos aspectos sociais e de mobilidade urbana.
Estas práticas foram empregadas no desenvolvimento de todos os softwares e podem ser observadas por cada um dos respectivos usuários. No aplicativo da IOUPIE para clientes, por exemplo, você encontra um dos compromissos com a inclusão social tendo a possibilidade de ser totalmente atendido, caso seja cadeirante ou portador de nanismo. Ainda neste app, você acompanha suas colaborações com o meio ambiente, ou seja, o quanto de CO2 que deixou de ser emitido por ter usado o armário inteligente.
O software de gerenciamento dos parceiros apresenta permissionamentos, controle de reclamações/devoluções de pedidos e é totalmente rastreável. O aplicativo de logística utiliza permissionamento específico e isolado do sistema de gestão, impedindo qualquer tipo de ação não autorizada.
Os sistemas da IOUPIE mantém os dados sensíveis encriptados, com logs de auditoria e reports de usos e receitas.
Além dos aspectos tecnológicos, quem utiliza a IOUPIE, contribui com a redução do consumo de água e insumos químicos destinados à lavagem das peças, como também colabora com a evolução de uma cidade mais sustentável. São estes aspectos que fazem com que a IOUPIE esteja engajada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 12.
Dentro do Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, a IOUPIE busca atuar nos itens 11.3 “Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável […]; 11.6 “Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros”. Já com relação ao Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis, as ações praticadas tem como foco a colaboração com os itens 12.4 “Até 2030, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos […]; 12.5 – “Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”; 12.6 – “Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios” – Cabe destacar que a IOUPIE já publica relatórios de sustentabilidade aos seus parceiros; 12.8 – “Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza” (Fonte: https://odsbrasil.gov.br/ – último acesso em 13/04/2021).
